"Quem não vive o espírito do seu tempo, do seu tempo aproveita apenas os males" (Voltaire)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Voluntários para sessões de reabilitação pulmonar


Pessoas que apresentam problemas relacionados à bronquite crônica e efizema pulmonar (como falta de ar e cansaço) podem participar de um projeto de pesquisa que busca, entre outras metas, a melhoria da qualidade de vida de pacientes com a chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O projeto é desenvolvido pela fisioterapeuta e doutoranda em Ciências da Saúde da UEL, Josiane Marques Felcar, e oferece sessões de atividades físicas em piscina e no solo, com acompanhamento de equipe especializada. As sessões são realizadas as segundas, quartas e sextas-feiras, no Centro de Pesquisa e na Clínica de Fisioterapia da Unopar, em Londrina. Interessados podem agendar uma pré-consulta pelo telefone (43) 3371-7816.

Segundo Josiane, o projeto necessita de 48 voluntários para as atividades físicas. Além dos sintomas, os candidatos precisam estar sem qualquer outra atividade física, visando aferir estritamente os efeitos das sessões oferecidas. O projeto de pesquisa “Efeito do Treinamento Físico em Solo e em Água de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC” busca soluções para pacientes com um perfil bastante comum na sociedade brasileira: homens e mulheres, acima de 50 anos, fumantes ou ex-fumantes. Os sintomas da DPOC são principalmente cansaço e falta de ar (dispneia).

A doença é 4ª causa de internação e morte no mundo, sendo que muitos pacientes acabam, posteriormente, desenvolvendo câncer de pulmão. De acordo com a doutoranda, os estudos realizados até agora demonstram que pacientes submetidos à reabilitação pulmonar conseguem benefícios em sua saúde.

A pesquisa da professora busca medir os resultados a partir de atividades na água e no solo, considerando função pulmonar, força muscular, periférica e respiratória. Outras melhorias esperadas são melhor equilíbrio e melhoria da qualidade de vida. Ainda de acordo com Josiane, o tratamento será realizado por um período de seis meses, com início imediato e é totalmente gratuito para os pacientes que atenderem ao perfil do projeto.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário